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domingo, 31 de agosto de 2025

II GINCANA DE MATEMÁTICA - INSCRIÇÕES ABERTAS.


 

EDITAL - II Gincana de Matemática da EEEFM Raimundo Vera Cruz.



E.E.E.F.M Raimundo Vera Cruz

Diretor:Jayme Lobo

Coordenador de área: Fabiano Reis.

Apresentação

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Vera CruzDRE 01 Ananindeua tem o prazer de apresentar o projeto “Gincana de Matemática”, uma iniciativa que une aprendizado, diversão e integração entre os estudantes. O projeto foi elaborado com o objetivo de tornar o estudo da matemática mais dinâmico, lúdico e participativo, aproximando os alunos dos conceitos matemáticos por meio de desafios, jogos e atividades interativas.

A gincana contempla uma variedade de tarefas, que envolvem raciocínio lógico, resolução de problemas, criatividade, cooperação e espírito de equipe. Entre as atividades planejadas, destacam-se: jogos de memória com sequências numéricas, desafios com o cubo mágico, maratona do perímetro, atividades com Tangram, quizzes no Kahoot e provas que combinam matemática e diversão.

O projeto visa proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar conhecimentos matemáticos em situações práticas, estimular a competição saudável e fortalecer os laços de trabalho em grupo, valorizando a participação ativa de cada estudante.

Com a Gincana de Matemática, a Escola Raimundo Vera Cruz reforça seu compromisso de oferecer uma educação inovadora, inclusiva e motivadora, incentivando os alunos a desenvolverem habilidades cognitivas, sociais e emocionais, de maneira divertida e envolvente.

 Portanto, este projeto tem a tendência de aprimorar os conhecimentos de matemática por meio de atividades lúdicas e sobre tudo visa alcançar um melhor rendimento escolar, de modo que a proficiência dos alunos exigida pela Secretaria de Educação do Estado do Pará – SEDUC alcance os resultado satisfatórios aos parâmetros estabelecidos.

Objetivo geral

Promover o aprendizado da matemática de forma lúdica e colaborativa, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e o interesse pelos conceitos matemáticos por meio de desafios e jogos.

Objetivos específicos

·         Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas por meio de atividades matemáticas diversificadas.

·         Estimular a cooperação e o trabalho em equipe entre os participantes.

·         Aplicar conceitos matemáticos (como perímetro, área, sequências, operações e funções) de forma prática e divertida.

·         Incentivar a criatividade ao relacionar matemática com jogos, desafios e atividades lúdicas.

·         Promover a atenção, concentração e memória através de tarefas interativas, como jogos da memória e quebra-cabeças.

·         Integrar a tecnologia e recursos digitais como ferramentas de aprendizado (por exemplo, Kahoot).

·         Valorizar a competição saudável, o espírito esportivo e a participação ativa de todos os alunos.

 

 Professores orientadores:

1)           Jayme Lobo – Diretor.

2)           Marcio Ferreira – Vice-diretor.

3)           Fabiano Reis – coordenador de área.

4)           Augusto Pitauan – professor de matemática

5)           Filipe Alves– professor de matemática

6)           Ivanilson Freitas– professor de matemática.

7)           Mauro Bentes – Professor de matemática

8)           Ivaneide Rodrigues– Professora de matemática

9)           Gleydson - Professor de matemática.

10)        Adolfo - Professor de matemática.

11)         Roberto - Professor de matemática.

OBESERVAÇÃO:

Professores de todas as demais disciplinas deverão contribuir na organização dos alunos no dia do evento durante a realização das tarefas.

Público-alvo

Estudantes da EEEFM Raimundo Vera Cruz (manhã/tarde/noite).

Data de Realização

13 de Setembro de 2025

Horário: 7h30 às 12h

Das inscrições

As turmas deverão fazer sua inscrição para participar da “Gincana de matemática”, acessando o formulário disponível no endereço eletrônico: https://escolaraimundoveracruz.blogspot.com/

Período de Inscrição: 01/09/2025 a 10/09/2025.

Formação das equipes:

As turmas inscritas deverão organizar os competidores de acordo com as habilidades exigidas em cada tarefa (em anexo), respeitando a quantidade para cada tarefa.

1-  DISPOSIÇÕES GERAIS

Este documento dispõe sobre os critérios e regulamentação da GINCANA DE MATEMÁTICA a ser realizada nos espaços da EEEFM Raimundo Vera Cruz, no dia 13 de setembro de 2025, no horário das 7h30 às 12h.

1.1-       Este regulamento foi elaborado pela equipe coordenadora (equipe de matemática) desta gincana e será publicado no mural da escola e em redes sociais para que todos os envolvidos tenham ciência.

1.2-       Todas as pessoas que participarem do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento.

1.3-       Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade, com o apoio das turmas inscritas.

1.4-       Cada turma deverá ter um líder, este ficará responsável por receber e compartilhar com sua turma as informações e/ou notificações geradas.

1.5-       É de responsabilidade do líder da equipe, a ampla divulgação junto aos integrantes do grupo, com o apoio da coordenação da gincana.

1.6-       O regulamento desta gincana deverá ser lido por todos os líderes na presença da equipe coordenadora e posteriormente assinado, como forma de afirmação e concordância de todos aos critérios estabelecidos.

1.7-       Ao concordarem com este regulamento as equipes se comprometem a cumprir todos os critérios deste regulamento, havendo discordância, caberá a equipe coordenadora aplicar a punição referente ao ato cometido.

1.8-       Os casos omissos neste regulamento serão julgados pela comissão organizadora.

 

2-  Orientações

 

2.1-       As equipes deverão escolher um (a) líder de equipe que ficará responsável por:

a) realizar a inscrição da turma.

b) comunicar os nomes dos competidores de cada prova à comissão organizadora;

c) organizar a entrada e saída dos participantes no local das atividades;

d) garantir que todos cumpram os prazos e regras estabelecidos.

e) Participar das reuniões com a Comissão Organizadora, se solicitado.

 

2.2-       Caso o líder esteja ausente, outro integrante deverá assumir a função, sob pena de atraso ou penalidade para a equipe.

2.3-       Cada equipe é inteiramente responsável pela organização e pelo acompanhamento de seus integrantes no momento de cumprir as tarefas propostas na gincana.

2.4-       É dever de cada equipe indicar previamente os participantes que irão representar o grupo em cada atividade, obedecendo aos critérios estabelecidos pela comissão organizadora.

2.5-       As turmas poderão utilizar materiais de percussão ou corda, como violões, tamborins ou pandeiros, desde que sejam pequenos, para uso exclusivo da torcida. Itens eletrônicos de som de nenhum tipo serão permitidos, somente os fornecidos pela escola;

2.6-       Cada turma deverá se organizar em grupos, pois, poderão ocorrer tarefas simultaneamente (execução de duas ou mais tarefas ao mesmo tempo) durante a gincana.

2.7-       O início das tarefas será dado apenas quando todos os representantes da equipe estiverem prontos no espaço designado.

2.8-       Cada estudante somente poderá competir nas tarefas para as quais estiver previamente inscrito pela sua equipe. Não será permitido que um participante seja substituído por outro de forma improvisada em uma atividade na qual não esteja inscrito, salvo em casos de autorização expressa da comissão organizadora por motivo de força maior (ex.: ausência justificada de um membro).

 

ATENÇÃO! O estudante que não participar da Gincana de Matemática ficará sem a pontuação no processo avaliativo de 3º avaliação em todas as disciplinas.

 

3-  Das atividades/tarefas

 

3.1-       As provas serão elaboradas pela equipe coordenadora desta gincana, objetivando a integração da comunidade escolar;

3.2-       Algumas tarefas deverão ser preparadas antes do dia oficial da gincana, conforme cronograma definido pela comissão organizadora. Entre essas tarefas estão, a título de exemplo:

 

a)    Poema Matemático – criação de um poema original, de autoria da equipe, que relacione conceitos matemáticos de forma criativa;

 

b)    Grito de Guerra – elaboração de um grito ou canto que represente a identidade da equipe, valorizando o espírito de união, entusiasmo e criatividade.

 

ATENÇÃO! A equipe poderá ser desclassificada da tarefa caso apresente material plagiado ou que não atenda às regras de originalidade e respeito aos direitos humanos.

 

4-  Da pontuação

a)  Todas as tarefas serão pontuadas de acordo com o grau de dificuldade. (ver pontuação em anexo I)

b)  Nas tarefas em que seja necessária análise subjetiva, desempenho prático ou apresentação, a avaliação será realizada por um corpo de jurados convidados pela comissão organizadora.

c)    A decisão dos jurados é soberana e inquestionável, não cabendo recurso por parte das equipes.

d)    Caso algum jurado seja impedido de avaliar por motivo de força maior, a comissão organizadora poderá substituir o membro a qualquer momento, sem prejuízo para a prova.

e)    A nota final da equipe na tarefa será calculada pela média aritmética das notas atribuídas pelos jurados.

f)     Os critérios de pontuação de todas as tarefas serão divulgados previamente pela comissão organizadora.

g)  A divulgação dos vencedores e das pontuações será realizada após o encerramento de todas as atividades;

Pontuação atribuída na avaliação de 3º Bimestre.

- Em Matemática serão atribuídos até 3,0 pontos para todos os PARTICIPANTES na Gincana.

- Para todos os alunos da turma campeã serão atribuídos 5,0 pontos, exclusivamente em Matemática e Educação Física.

- Nas demais disciplinas, a pontuação lançada será de até 2,0 pontos para todos os estudantes PARTICIPANTES na Gincana.

 

Atenção! Estudante sabatista não terá qualquer prejuízo no processo avaliativo bimestral, porém não lhe será atribuída nenhuma pontuação decorrente da realização da Gincana.

 

5-           DAS PENALIDADES

5.1-       Só poderão participar da gincana os alunos que estão regularmente matriculados na escola;

5.2-       Atrasos superiores há 2 minutos após a chamada oficial resultarão em:

a)    Advertência na primeira ocorrência;

b)    Desconto de pontos a partir da segunda ocorrência;

c)    Eliminação da atividade em caso de reincidência.

5.3-       A ordem de apresentação das equipes será feita por meio de sorteio (se necessário) e a equipe que se dispersar durante as apresentações será penalizada com perda de pontos, após parecer da organização;

5.4-       Não será permitido nenhum tipo de agressão verbal ou física durante o desenvolvimento da gincana, principalmente nos jogos. Caso ocorra, a equipe será penalizada, conforme avaliação da comissão organizadora, podendo perder pontos ou eliminação da competição, sendo atribuída nota ZERO no 3º bimestre em todas as disciplinas, excepcionalmente no campo “participação em projetos/eventos” da escola.

5.5-       A participação irregular de um estudante em tarefa não autorizada implicará em: Anulação da pontuação da equipe na referida tarefa;

5.6-       As equipes que se negarem a cumprir as determinações dos árbitros serão consideradas vencidas e eliminadas da tarefa em questão;

5.7-       Será penalizada com a perda de pontos a equipe que causar tumulto no decorrer do evento;

5.8-       Perderão 20 pontos na classificação geral as equipes que:

 

a)           Não cumprirem rigorosamente o regulamento da gincana;

b)           Tentarem prejudicar as equipes adversárias de qualquer forma;

c)            Não respeitarem as boas normas de conduta com os participantes e organização do evento;

d)           Não respeitarem as ordens da Comissão Organizadora;

e)           Não zelarem pela organização e limpeza do ambiente;

f)             Não se apresentar para realizar as tarefas quando anunciados, após atraso de 2 minutos.

g)           Não fazer silêncio quando for solicitado;

 

5.9-       Será automaticamente desclassificado o(s) estudante(s) que:

a)    Seja flagrado promovendo baderna, briga e/ou atos de vandalismo no espaço da escola, assim como aos arredores;

 

6-  PENALIDADE ADMINISTRATIVA

 

6.1-       Serão consideradas infrações disciplinares aplicáveis a qualquer integrante da equipe, com pena de suspensão ou transferência, aquele estudante que:

 

a)    Prejudicar o bom andamento da Instituição no dia do evento (dia letivo);

b)    Promover ou provocar tumultos internos ou externos;

c)    Desvirtuar a finalidade da gincana;

d)    Apresentar protestos descabíveis;

e)    Apresentar-se no decorrer da gincana utilizando nome de outro aluno;

f)     Usar ou portar bebidas alcoólicas, substâncias ilícitas, fogos de artifícios e armas brancas;

g)    Incitar desordem ou atos violentos.

Cronograma

Bloco

Horário

Tarefas

Abertura

7h30

Apresentação da gincana, leitura rápida do regulamento, organização das equipes.

Bloco 1

8h00 – 8h45 (Lógico/Rápido)

Torta na Cara e Kahoot

Bloco 2

8h45 – 9h30

(Criativo e provas surpresas)

Tangram, Cubo Mágico, Jogo da Memória.

 

9h30 – 10h

Intervalo

Bloco 3

10h a 10h30

(Animação e provas ambientais)

Leitura do poema e grito de guerra, Matemática da Reciclagem + prova surpresa ambiental.

Bloco 4

10h30 a 11h15 (Movimento)

Corrida com Volume, Maratona do perímetro, Balão d’Água.

Bloco Final

11h15 a 11h50 –(Aventura)

Caça ao Tesouro (com enigmas pela escola)

Encerramento

11h50 a 12h

Divulgação das pontuações, premiação, agradecimentos.

 

ANEXO I

Tabelas de Pontuação e Conteúdo Para Estudo – Gincana Matemática

1) Torta na Cara

Situação

Pontuação

Resposta correta

+10 pontos para a equipe que respondeu

Resposta errada (ou sem resposta após acionar o botão)

+10 pontos para a equipe adversária

Participação desrespeitosa/tumulto

-5 pontos (punição)

Matemática: algarismos, numeral (ordinal e cardinal), operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação, divisão), potenciação e suas propriedades (produto, quociente, potência de potência, expoente 1, expoente zero), raiz quadrada, propriedades das formas geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, losango, paralelogramo, trapézio) e espaciais (tetraedro, pentaedro e hexaedro), elementos da circunferência e círculo, teorema de Pitágoras, forma gráfica de uma função (1º grau, 2ºgrau e exponencial), discriminante da equação do 2ºgrau, significado das siglas MMC e MDC, classificação de ângulos (agudo, reto, obtuso, raso), leitura de horas em relógio, conversão simples de unidade de medidas(metro para centímetro e vice-versa), linguagem simples de fração(metade, terça parte, quarta parte, quinta parte), tipos de fração(própria, imprópria, aparente), porcentagem simples.

Geografia: escala cartográfica (transformação de escalas e problemas envolvendo escala)

2)    Desdobrando a Matemática

Situação

Pontuação

Resposta correta em desafio

+10 pontos

Resposta errada

0 pontos (e enfrenta desafio extra)

Resposta correta em desafio extra

+5 pontos

Desistência da questão

-2 pontos (poderá pular a questão)

Matemática: propriedades das formas geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, losango, paralelogramo, trapézio) e espaciais (tetraedro, pentaedro e hexaedro), elementos da circunferência e círculo, teorema de Pitágoras, classificação de ângulos (agudo, reto, obtuso, raso).

3)    Corrida com Volume

Situação

Pontuação

Resposta correta em questão de volume (nível fácil)

+5 pontos (avança 1 casa)

Resposta correta em questão de volume (nível médio)

+10 pontos (avança 2 casas)

Resposta correta em questão de volume (nível difícil)

+15 pontos (avança 3 casas)

Resposta errada

0 pontos (perde a vez ou volta 1 casa)

Casa bônus (sorte)

+5 pontos

Casa obstáculo

-5 pontos (ou voltar casas)

 

Matemática: Fórmulas para cálculo de volume (paralelepípedo, cubo e cilindro), propriedades das formas geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, losango, paralelogramo, trapézio) e espaciais (tetraedro, pentaedro e hexaedro), elementos da circunferência e círculo.

 

4)    Poema e Grito Matemático

Critério de Avaliação

Pontuação (0 a 5)

Criatividade e originalidade

0–5

Relação com a matemática

0–5

Entusiasmo e participação coletiva

0–5

Clareza e ritmo do grito de guerra

0–5

Pontuação máxima: 20 pontos

 

5)    Maratona do Perímetro

Situação

Pontuação

Cálculo correto de perímetro

+10 pontos

Nova tentativa após erro

-2 pontos por tentativa extra

Vencedor da corrida

+20 pontos extras

 

Matemática: cálculo de perímetro e área das formas geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango, paralelogramo) , perímetro de circunferência e área de círculo, classificação de triângulos em relação as medidas dos lados.

 

6)    Desafio Matemático no Kahoot

Situação

Pontuação

Resposta correta

+10 pontos

Resposta mais rápida

+5 pontos extras

Ranking final (1º lugar)

+30 pontos

Ranking final (2º lugar)

+20 pontos

Ranking final (3º lugar)

+10 pontos

 

7)    Jogo da Memória dos Algarismos

Situação

Pontuação

Equipe vencedora

+50 pontos

 

8)    Desafio do Balão d’Água

Situação

Pontuação

Última dupla resistente

+100 pontos para a equipe

 

9)    Desafio do Cubo Mágico

Situação

Pontuação

Montar uma face completa

+20 pontos

Alinhar uma linha de cores

+10 pontos

Resolver o cubo inteiro primeiro

+50 pontos (bônus)

 

10) Desafio do Tangram

Situação

Pontuação

Figura montada corretamente dentro do tempo

+10 pontos

Figura original com criatividade

+20 pontos extras

 

11) Caça ao Tesouro

Situação

Equipe vencedora

Campeã da Gincana

 

ANEXO II

Quadro de pontuação avaliativa para os componentes curriculares (3ºBimestre).

Componente curricular

Pontuação

Matemática

0 a 5,0 pontos

Educação Física

0 a 5,0 pontos

Artes

0 a 2,0 pontos

Geografia

0 a 2,0 pontos

Língua Portuguesa

0 a 2,0 pontos

Língua Inglesa

0 a 2,0 pontos

Filosofia

0 a 2,0 pontos

Química

0 a 2,0 pontos

Biologia

0 a 2,0 pontos

Sociologia

0 a 2,0 pontos

Física

0 a 2,0 pontos

*As pontuações serão validadas se, e somente se, o estudante for observado com participação ativa na gincana.

 

Este regulamento torna-se o documento oficial que informa as regras e orientações, as quais deverão ser cumpridas e respeitadas por todos os participantes da II GINCANA DE MATEMÁTICA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Vera Cruz – DRE 01 Ananindeua.

Por estar ciente e de acordo, assino o presente.

 

_________________________________________

Responsável / Equipe

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